domingo, 27 de agosto de 2006


Evolução do Fusca


Anos 90

O que parecia impossível aconteceu. Em 1993, a pedido do então presidente Itamar Franco, a Volkswagen volta a fabricar o Fusca. A idéia era combater o desemprego, estimular a produção de automóveis e oferecer uma alternativa popular de carro. Após oito meses de preparativos e investimentos de US$ 30 milhões, o Fusca estava de volta trazendo junto 800 novos empregos diretos, 24 mil indiretos e inovações que o faziam melhor do que o modelo retirado de linha sete anos antes.
Vidros laminados, catalisador, barras estabilizadoras na traseira e na frente, pneus radiais, freio dianteiro a disco, reforço estrutural, cintos de segurança de três pontos são alguns exemplos de melhoras, sem falar nos avanços tecnológicos do processo produtivo. Para se ter uma idéia da volta do modelo ao mercado, basta ver sua lista de espera, formada por treze mil inscritos. No final do milênio, o Fusca surpreende mais uma vez.
Depois de ser novamente retirado de linha, volta em 98 completamente reformulado, tanto no projeto quanto na tecnologia arrojada, mais ajustada ao próximo milênio. Em pouco tempo, a mesma sensação causada, no passado, pelo carro do século já é revivida pelo Novo Fusca.
1998 - O New Beetle foi apresentado oficialmente no Salão de Detroit com uma versão para o público americano, produzida no México.
1999 - O Brasil começa a vender o New Beetle com motor 2.0 de 1216 cv. No mesmo ano foi divulgada a comercialização de 170 mil unidades em todo o mundo.

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