domingo, 27 de agosto de 2006


Evolução do Fusca
1978 - Mudança do bocal do tanque para a lateral direita do carro, interruptor do pisca-alerta transferido para a coluna de direção e chave única para portas, capô do motor e ignição.
1979 - Volante de direção em polipropileno texturizado, novo espelho retorvisor externo de formato retangular.Lanternas tipo "Fafá" e pára-lamas traseiros reestilizados nos Fuscas 1300 L e 1600.
Em 82 é lançado o Fusca 1300com motor a álcool 1983 - A linha de sedãs VW fica restrita aos modelos com motor 1300 que passam a se chamar, oficialmente,Fusca, e incorporam uma caixa de câmbio do tipo "Life-Time", que dispnsa a troca periódica de óleo lubrificante. Aquecimento interno,painel forrado, filtro de ar em banho de óleo e ignição eletrônica para os Fuscas com motor a álcool. De série, os Fuscas com motor a álcool têm carburadores e bomba de combustível com nova proteção anti-corrosiva, novo filtro a álcool, e válvulas termo-pneumáticas localizadas na entrada dos filtros de ar.
Anos 80
Apesar de ser conhecido no Brasil como Fusca desde os anos 50, só em 1984 veio o "batismo" oficial. Afinal, a essa altura, o carro mais popular do país não era conhecido por um outro nome. Mas a década de 80 também marca o final da produção do Fusca. Foi em 1986, quando a Volkswagen noticiou a descontinuidade do modelo e tocou fundo o coração de milhares de brasileiros.
Era o fim de uma época não só no Brasil, mas em quase todo o mundo. Sob o signo da modernização, a Volkswagen investe em tecnologia e introduz sofisticados robôs em suas linhas de montagem. O produção do Fusca era extremamente manual para os anos 80 e o modelo não permitia o desenvolvimento de modelos derivados, o que se tornou uma característica dos carros mais modernos. Mas um dos fatores mais determinantes do fim do Fusca foi a grande queda em suas vendas, logo após a introdução da família BX (Gol, Voyage, Parati e Saveiro).
1984 - Desaparece o motor 1300 e surge um novo 1600, com pistões, cilindros e cabeçotos redesenhados, válvulas de escapamento maiores e novas câmaras de combustão que melhoram a queima da mistura ar/combustível. Novos freios a disco dianteiros e barra estabilizadora traseira.
1985 - Para comemorar o lançamento do linha 85 uma série especial do Fusca passou a ser comercializada. Era um modelo produzido exclsuivamente na cor verde Cristalino metálica, com motor 1.6 a álcool, de dupla carburação.Na versão normal o acabamento interno ficou mais luxuosa.
O New Beetle chegou ao Brasil em 1999 1986 - O Fusca passou a ser oferecido com uma única versão a gasolina ou a álcool. Mais luxuosa, inclui entre outros itens painel de instrumento forrado, volante espumado e bancos reclináveis com apoio de cabeça,além de janelas laterais traseiras basculantes. Nesse ano o Fusca deixa de ser fabricado no Brasil.

0 comentários: