domingo, 27 de agosto de 2006


Fusca, uma história de paixão
Na Alemanha ele apareceu em 1935, nos Estados Unidos em 1949 e no Brasil em 1953. Hoje ele está presente no mundo todo, em mais de 150 países, integrando paisagens tão diferentes como as do Brasil, Holanda, Peru, Austrália, Nigéria ou Japão. Estamos falando do Fusca, um carro com mais de 50 anos de história para contar. O Fusca é o primeiro carro mundial, depois do Ford "bigode" modelo T. Quem desenvolveu o Fusca foi uma equipe técnica liderada pelo professor Ferdinand Prosche, um gênio em mecânica que durante 20 anos alimentou o sonho de construir um carro popular - o "Volks-wagen". Um carro que deveria alcançar uma velocidade máxima de 100 km/h, ser capaz de enfrentar subidas com 30% de elevação, ter um consumo de 12,5 km/l e que não poderia custar mais de mil marcos, segundo exigências do governo da época.
Depois de dois carros experimentais (um sedã e um conversível) foram construídos os três primeiros Fuscas numa garagem oficina na própria casa do Dr.Porsche, em Stuttgart. Em outubro de 1935 saíram para um teste de rodagem pelas estradas de terra e asfalto da Floresta Negra, enfrentando um inverno rigoroso e 50 mil quilômetros. Em 1946 já existiam 10 mil sedãs VW circulando pela Alemanha. O Fusca tinha passado no teste.
Em 1948 os Fuscas já eram 25 mil e Heinrich Nordhoff foi empossado pelas forças de ocupação inglesas como novo diretor da Volkswagen, consolidando a fábrica e elevando a produção para 20 mil Fuscas, dos quais 4.400 foram exportados. Dois dos quais, via Holanda, acabaram chegando aos Estados Unidos, iniciando uma nova era na história do carro.

0 comentários: