domingo, 27 de agosto de 2006


Evolução do Fusca
O Fusca é o carro que permaneceu mais tempo em produção com suas formas básicas inalteradas. Mas por dentro e nos detalhes os anos fizeram muita diferença. Veja a seguir algumas das mudanças mais importantes.
Anos 50
No final de 1950 chegaram ao Brasil os 30 primeiros Fuscas. Era o começo de um caso de amor entre o país e seu carro mais popular. Tanto que, mal desembarcaram no porto de Santos e logo foram vendidas todas as unidades. Já em 1953 o Fusca com motor 1200 cm3 era montado em um galpão alugado em São Paulo.
Aumentava o número de admiradores, apesar de muitos ainda estranharem um carro tão pequeno e com motor na parte traseira. Em 1956, a Volkswagen começou a construção de sua 1ª fábrica no país, um gigante com mais de 10 mil m2 que ficou pronta em 1957. Seu primeiro produto foi a Kombi e até 1957 mais de 2 mil Fuscas e mais de 500 Kombis foram montados. O número ainda era tímido, mas significativo.
A indústria automobilística brasileira dava seus primeiros passos. Se no começo da década de 50 o Fusca era importado; já no final, era produzido em fábrica brasileira.
1959 - Foi introduzido uma barra estabilizadora para o eixo dianteiro.
1961 - Neste ano, ele ganhou uma caixa de câmbio totalmente sicronizada, novas lanternas traseiras e marcador de nível de combustível.

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