quarta-feira, 20 de setembro de 2006


O publicitário Bill Bernbach tinha um problema e tanto naquele ano de 1959. Sua agência havia sido contratada para fazer a propaganda do Fusca nos Estados Unidos. Os americanos não gostavam do carro. Insensíveis ao seu arrojado design, criado pelo austríaco Ferdinand Porsche, inspirado numa gota d'água, o achavam feio e pouco prático. Deram a ele o apelido pejorativo de beetle, besouro em inglês. Além disso, carregava a pecha de ser "o carro de Hitler", o veículo que o ditador nazista sonhara para o povo alemão. Lançado nos Estados Unidos em 1949, foi logo um fracasso. Em 1950, dos 6,6 milhões de veículos novos do país, apenas 330 eram da marca Volkswagen.

O anúncio que criou para o pequeno besouro alterou o curso do automóvel no país . O seu título era "Think small" (pense pequeno). Seu humor provocativo ia contra o pensamento corrente nos EUA do "pense grande". Um fenômeno curioso se registrou,os consumidores chegavam às lojas de automóveis repetindo aos vendedores quase literalmente os textos da campanha publicitária que tinham ouvido.
Os anúncios de Bill tinham humor e falavam com o consumidor como se fosse um amigo próximo.

Rendeu-lhe críticas também o fato de ser judeu e ter transformado o sinistro carro de Hitler no simpático Fusca {ou Beetle e Carocha, alguns dos nomes que recebeu mundo afora}

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